O frágil e poderoso dente-de-leão

domingo, maio 31, 2015

Liberdade, otimismo, esperança e luz espiritual, são significados atribuídos ao Dente-de-leão em decorrência da leveza das flores que se desfazem com facilidade quando sopradas se dispersando no espaço.


Pedaço de pó de fadas, perfeição sem igual, que seduz pela leveza com que faz a nossa imaginação viajar. O vento acaricia e sem demora o destrói para emoldurar o céu num belo dia de sol. Olho com certa inveja, as pequenas plumas a flutuar, pois não têm destino nem hora para chegar. Flutuam a Deus dará até que no fim do arco-íris encontram o local ideal para uma nova vida começar.

C.Jota

Ao soprar, as pessoas desejam ver suas plumas se desprender e voarem livremente. Assim as sementes são levadas pelo vento, espalham-se e, no período certo, florescem novamente. Essa característica remete a esperança, sendo comum antes de soprar suas pétalas plumadas, as pessoas fecharem os olhos e evocarem um desejo silencioso.

A lenda

As lendas nos contam que o dente-de-leão, esta plantinha que nasce entre as gramas e nos buraquinhos das calçadas, formou-se pela poeira deixada pela carruagem do Sol, em suas andanças diárias, porque suas flores amarelas se abrem ao nascer do dia e se fecham ao cair da tarde. Seu nome parece derivar da palavra grega Taraxos, que significa doença e akos que significa remédio. No século X já era usado pelos médicos árabes e no século XVI já era um dos principais medicamentos nas boticas da Inglaterra.

No século XIX, na Europa e nos Estados Unidos, era muito comum e quase todo mundo tinha ao menos uma muda num vaso. Com o passar do tempo caiu no esquecimento. No Brasil, ainda é considerado uma erva daninha, que depois da tiririca deve ser a erva mais detestada pelos jardineiros que certamente desconhecem suas qualidades fantásticas. É ótimo companheiro das árvores frutíferas e um dia seu grande valor será reconhecido outra vez.

A peculiaridade do seu nome, se deve ao formato das folhas que possuem um serrilhado comparado ao das presas do felino. Com suas flores douradas o Dente-de-leão atrai insetos polinizadores como abelhas, borboletas e joaninhas. Também chamado de taraxaco, alface-de-cão, amargosa, chicórea-louca, quartilho, e muitos outros, o Dente-de-Leão é conhecido e apreciado por sua beleza frequentemente retratada em fotografias, pinturas e filmes. Suas flores ornamentais chamam a atenção e até fica difícil acreditar que esta planta tão delicada é considerada erva daninha por muita gente, tudo porque sua disseminação ocorre com facilidade.

Adorada pelos ervanários pelos seus suaves efeitos depurativos a sua raiz é útil sempre que há algum tipo de toxidade, fazendo do Dente-de-leão, um dos remédios naturais mais versáteis. Mas, o que poucos sabem por aqui no Brasil, é que lá na Europa o Dente-de-leão é muito usado em saladas, sumos e chás. E, existe um motivo justificável nas várias propriedades da planta que oferecem muitos benefícios à saúde tais como:

  • Contém várias vitaminas entre elas vitamina A, B6 e C;
  • É rico em minerais: cálcio, potássio, magnésio, cobre e ferro;
  • Possui insulina;
  • Possui pectina;
  • Possui mais vitamina A do que a cenoura;
  • Oferece riboflavina;
  • Possui tiamina.
  • Uma xícara do seu chá tem a mesma quantidade de cálcio presente em 1/2 copo de leite.

Estas propriedades oferecem benefícios variados para o organismo humano, sendo os principais: melhora óssea com relação à força e crescimento ósseo; ajuda a controlar distúrbios no fígado mantendo um fluxo bom da bílis e estimulando a digestão; ajuda no tratamento da diabetes, principalmente estimulando a produção de insulina; é diurético, é útil para prevenir e tratar doenças de peles causadas por infecções microbianas ou fungos; serve para tratamento contra a temida acne; promove perda de peso devido ao seu efeito diurético ajudando a eliminar gorduras do corpo; reduz os radicais livres; ajuda no tratamento de anemias e reduz a tensão arterial.

Para conservar o dente-de-leão:
As raízes, as folhas e os capítulos florais devem ser secos ao sol, em local ventilado e sem umidade e depois armazenados em sacos de papel ou de pano. As raízes e as folhas podem ser consumidas cruas.

Onde encontrar:

Seu nome científico é Taraxacum officinale e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras-livres.

Os poderes do chá:

chá de dente de leão

O Dente-de-leão pode ser consumindo em chá feito a partir das folhas, raiz e caule.

  • Utilize entre três a quatro colheres de chá de Dente-de-leão para cada xícara com 150 ml de água filtrada fervente;
  • Leve a água com a planta ao fogo até levantar fervura, em seguida desligue e cubra por cinco minutos antes de beber.

Uma xícara do chá contém apenas 25 calorias e, é rica em muitas vitaminas, minerais e insulina como já vimos. Em função da sua facilidade em eliminar toxinas do sangue, o Dente-de-leão é um ótimo aliado para desobstruir as vias biliares. Dessa maneira, o chá facilita o fluxo do suco biliar, que atua na digestão das gorduras. A planta ainda age contra a hepatite e auxilia nos processos de recuperação na inflamação do fígado

Para quem sofre de diabetes tipo 2, o chá de Dente-de-leão contribui para a diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, com o fotoesterol presente em sua composição, a planta ajuda o corpo evitar a acumulação de colesterol ruim. No Reino Unido, é comum o uso das raízes para elaborar um chá terapêutico ligeiramente amargo. Suas raízes são também levemente tostadas para dar cor e equilibrar o paladar na mistura do chá comum. Tostada e moída a raiz ainda torna-se uma bebida semelhante ao café, mas sem a cafeína.

Dente-de-leão na culinária:

As folhas podem ser usadas cruas em saladas, cortadas em pedaços pequenos. Prefira as folhas jovens, colhidas logo que comecem a crescer, para que não tenham gosto amargo, tempere com um bom azeite que poderá encobrir o gosto amargo das mais desenvolvidas. Utilize as folhas de Dente-de-leão para compor saladas com outras folhas e legumes da sua preferência.

Em sumos, podem ser cozidas como espinafres e serem refogadas com cebolas e temperos diversos. Por ser, parente da escarola, do almeirão e da chicória, o Dente-de-leão possui um leve sabor amargo. Mas, pode ser utilizado como recheio de tortas, pizzas, molho de macarrão e ainda substituir a escarola. É muito comum na Europa a utilização das flores para a fabricação de um vinho feito com mel limão e açúcar. As flores também são empregadas para dar cor, sabor e equilibrar o paladar de cervejas especiais. E embora suas flores durem pouco, são comestíveis e muito usadas na decoração de bolos e confeitos.


Como plantar:

O Dente-de-leão pode ser cultivado em locais com climas diversos. Mas, cresce melhor em climas temperados e subtropicais e pode resistir a temperaturas muito baixas, porem perdendo todas as folhas. Por ser uma planta de crescimento rápido, é muito fácil tê-la em casa. Pode ser cultivada com luz solar direta ou sombra parcial, em um local, preferencialmente, drenado e com terra bem fértil, embora cresça em qualquer tipo de solo.


Para plantá-lo basta apenas coletar as sementes que se dispersam no vento, depositá-las em uma cova num canteiro ou vaso e esperar pela germinação. Regue apenas para manter o solo úmido e não encharcado. O espaçamento entre as plantas pode ser de 25 centímetros e pode-se plantar em vasos desde que tenham no mínimo 30 centímetros de altura para que a planta tenha um desenvolvimento razoável.

É uma flor ambígua, por ser delicada e frágil, cuja fragilidade permite precisamente a sua multiplicação. Quando dada de presente, simboliza desejos de esperança, união e otimismo.

Quando se olha para um campo repleto de Dente-de-leão, pode-se ver um campo cheio de erva daninha ou cheio de centenas de possibilidades de desejos... Qualquer que seja a escolha a planta é um presente da Natureza, e agora que você conheceu um pouco sobre ela, é só fazer a sua escolha.


Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: significados.com; fitosaúde.com.br; saúde e natureza; Imagens: seleções Pinterest.

Leia também!

1 comments

  1. Ótimos esclarecimentos sobre o "Dente de Leão..Muito boa explanação..Obrigada!

    ResponderExcluir

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)